PERCUSSÃO CORPORAL E EFEITOS VOCAIS

Objetivo

Instrumentalizar o professor ou performer para a criação de efeitos sonoros que contribuam na execução de arranjos vocais utilizando ritmos variados; praticar efeitos conhecidos ou inventados inseridos em arranjos de música popular; entender as implicações das divisões rítmicas na criação e performance de recursos percussivos.

Público Alvo e Pré-Requisitos

• Cantores, regentes de coro e professores de Música;
  • Graduados em qualquer curso superior de Música ou Musicoterapia;
  • Graduados em qualquer área com conhecimento de Leitura e Escrita da Música e dos padrões básicos de marcação do compasso (marcação de compassos unários, binários, ternários e quaternários simples e compostos).
  • Disponibilidade de participar das atividades previstas no curso.

Programa

Utilização da voz de forma estendida; efeitos vocais; prática do beatbox; emulação de instrumentos; utilização de recursos por grupos vocais; análise da sonoridade de diferentes conjuntos; uso de microfones e amplificação.

Metodologia

Utilização de processos de “silabação” - muito comuns no universo de ensino da percussão - com o intuito de promover a aquisição de novos sons e efeitos vocais. Adaptação de ostinatos e padrões rítmicos específicos de instrumentos percussivos para a voz. Inserção de padrões rítmicos (e variações possíveis) como parte nos arranjos vocais e corais.

Sistema de Avaliação

A avaliação do curso, com grau até 10 para cada processo, será composta de:

1. Presença: mínimo de 75% das aulas (aproximadamente 8 horas/aula de ausência);
  2. Os estudantes receberão tarefas de arranjo e criação ao longo das aulas, para serem executadas pela própria turma e avaliadas pelos pares e professor.

Bibliografias Básicas

1. ALMADA, Carlos. Arranjo. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2000.
  2. ANUNCIAÇÃO, Luiz Almeida da. Pandeiro - A Percussão dos Ritmos Brasileiros - sua técnica e sua escrita. Volume I, caderno 2. Rio de Janeiro, RJ: Europa Gráfica e Editora LTDA.

Bibliografias Complementares

• BACKER, Zé Paulo. Levadas brasileiras para violão. Rio de Janeiro, RJ: 2013.
  • PEASE, Ted e Pullig, Ken. Modern Jazz Voicings - arranging for small and medium emsembles. Boston, MA: Berklee Press, 2001.
  • OSTRANDER, Arthur E. e Wilson, Dana. Contemporary Choral Arranging. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 1986.
  • PEREIRA, Marco. Ritmos brasileiros, para violão. 1a edição, Rio de Janeiro, RJ: Garbolights Produções Artísticas, 2007.

Sobre os Professores

Augusto Ordine e Fabiano Salek

1. Período e Horário de Matrícula: até 14 de setembro de 2018, das 12h às 18h
  2. A matrícula deverá ser realizada presencialmente (comparecimento do candidato ou seu representante ao CBM).
  3. Local de Matrícula: Avenida Graça Aranha, nº. 57, 12º andar, Castelo, Rio de Janeiro, RJ. Referência: Metrô - Estação Cinelândia, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional, FUNART, Ministério do Trabalho e Vale.
  4. O(a) aluno(a) deverá assinar Termo de Ciência e Declaração de Conteúdo Prévio declarando estar de acordo com as normas estabelecidas pelo Programa dos Cursos de Extensão Universitária. Este instrumento será entregue pela Secretaria de Pós-Graduação e Extensão desta Instituição no ato da Matrícula.

Observação: A taxa de matrícula só será devolvida em caso de cancelamento do curso pelo CBM.

• Carteira de Identidade
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)

Observação: O(a) candidato(a) deverá apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da matrícula.

Local da Oferta

Avenida Graça Aranha, nº. 57, 12º andar, Castelo, Rio de Janeiro, RJ.

Sábados, das 9h às 17h30

Cronograma das Aulas

15, 22 e 29 de setembro de 2018

1. Alunos, ex-alunos formados e professores do CBM: R$200,00 (trezentos reais)
  2. Demais interessados: R$300,00 (quatrocentos reais)

Observação: O curso deverá ser pago em Dinheiro (espécie) no local.

Renildo Salles

pos@cbmmusica.edu.br ou poscbm@gmail.com

Certificado

O(a) aluno(a) que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência (mínimo de 75% de presença), aproveitamento e entrega do trabalho final (caso haja) até a data estipulada, terá direito a certificado.

Considerações Finais

1. Vagas limitadas.
  2. A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.