BACHARELADO EM CANTO

Missão

Preparar o(a) profissional/cantor(a) com capacidade de se autodesenvolver de forma continuada, comprometida com responsabilidade social, ética e artística, na busca de se tornar permanente sujeito crítico-reflexivo e criativo no exercício de sua profissão, utilizando técnicas consagradas e contemporâneas, vinculadas às dimensões estéticas e tecnológicas.

Sobre o Curso

O Bacharelado em Canto inicia no CBM conjuntamente com os Cursos de instrumentos e é oficializado em 1944. Nesse período, sua área de atuação específica foi apenas baseada no repertório erudito e pretendia a construção de um tipo de cantor de musica erudita com forte influencia da música tradicional europeia. Hoje, o curso de Bacharelado em Canto do CBM-UniCBE é subdividido em Canto Erudito e Canto Popular. O Bacharelado em Canto Popular foi agregado como vertente ao curso de canto erudito no CBM-UniCBE, com o objetivo de ampliar, para a área conhecida intimamente, como Música Popular Brasileira a qual, tanto no contexto rural como no urbano, emerge como berço do nascimento e fonte de desenvolvimento da diversidade musical do Brasil. Nessa perspectiva o curso de Bacharelado em Canto do CBM-UniCBE, mais uma vez, consolida sua posição de agente inovador dos cursos tradicionais de música do país por oportunizar a aproximação dessas duas vertentes de um fazer musical que se encontra na voz e que pode dialogar técnicas específicas enriquecendo a área e atendendo uma sociedade e contexto musical que anseia por maior versatilidade do músico, inclusive nos espaços de mercado de trabalho.

Objetivo Geral

O curso visa formar cantoras/cantores e desenvolver habilidades e competências baseadas em conhecimentos que produzam um profissional participativo, atuante e responsável.

Objetivos Específicos

Potencializar a sensibilidade artística e capacitar reflexões no campo da Música para inserir o novo profissional na sociedade, de modo crítico e criativo, compreendendo a cultura como ação coletiva, para que a partir desta compreensão possam atuar como músicos, habilitados a desenvolver ações que propiciem a produção, fruição, distribuição e consumo de bens culturais e artísticos no campo da música.

Aquisição de conhecimentos científicos abrangentes e conteúdos, que permitam relacionar de forma significativa habilidades técnicas com habilidades artísticas da interpretação musical.

Duração e Público-alvo

O curso está distribuído em oito semestres (4 anos) letivos e direciona-se às pessoas interessadas no aprofundamento da arte do canto lírico ou popular.

Coordenação

Zoya Alves Maia possui mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), graduação em Música - Bacharelado pela Universidade Estácio de Sá (1997), graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística – Habilitação em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música (2003). Atualmente é coordenadora dos cursos de graduação do Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário Brasileiro de Educação (CBM-UNICBE). Ocupa o cargo de Professor I na Prefeitura do Rio de Janeiro na Escola Municipal Campo dos Afonsos.

Processo Seletivo

Nesta forma de ingresso, o candidato fará as provas estabelecidas, constantes do Edital. Para se inscrever, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio (ou equivalente). A inscrição pode ser feita pela internet (www.cbmmusica.edu.br) ou na sede do CBM-UniCBE. A comprovação de conclusão do ensino médio deverá, obrigatoriamente, ser apresentada no ato da matrícula, juntamente com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinado.

Endereço da Unidade

Avenida Graça Aranha, nº. 57, 12º andar, Castelo, Rio de Janeiro, RJ.

Referência: Metrô - Estação Cinelândia, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional, FUNART, Ministério do Trabalho e Vale.